quinta-feira, 17 de junho de 2010

Vuvuzela: a sensação da Copa do Mundo da África

A sensação da Copa do Mundo de 2010, a vuvuzela – uma corneta utilizada inicialmente por torcedores de futebol sul-africanos e atualmente difundida em todo mundo –, tem levantado críticas acerca de danos com seu uso frequente, tais como problemas auditivos, além de infringir a Lei municipal do Silêncio.



As vuvuzelas tornaram-se mundialmente conhecidas desde 2009, na Taça das Confederações e, de acordo com o setor lojista de Teresina, esse instrumento alavancou em mais de 100% as vendas neste mês. “A vuvuzela está sendo muito procurada, sobretudo pela exposição do produto na mídia. Uma vez que compramos 7.000 exemplares e já vendemos todos”, declara Cipriano Lopes, responsável pelo depósito de uma loja de variedades da capital.

 Cipriano Lopes: exposição na midia ajuda na venda de vuvuzelas

 Já para Eliene Clark, delegada da Delegacia do Silêncio, deve haver restrições ao uso da corneta. “O barulho dessa corneta em média chega a 102 decibéis, o que pode proporcionar incomodo. Entretanto, em comemoração aos jogos, não iremos penalizar nenhum torcedor. Agora, se este exceder o limite de 3h da manhã, sofrerá apreensão da fonte de som, além de interdição do estabelecimento”, afirma a delegada.

Para Maria Helena de Assunção, dona de casa, a vuvuzela é essencial na torcida brasileira. “Eu acho ótimo, pois vale tudo quando o Brasil faz um gol, eu faço muito barulho e não me incomodo com os vizinhos”, finaliza a torcedora com a vuvuzela na mão.



Reportagem e Fotos: Adriana Oliveira e Thiago Moraes
Edição: Tamires Coelho

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite esse espaço de interatividade! É todo seu!

 
Infocientizando | by TNB ©2010