segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pólos Industriais Norte e Sul impulsionam indústria em Teresina

Seguindo a tendência de grandes centros urbanos do Sudeste do país, Teresina também se insere no panorama industrial de desenvolvimento econômico sustentável, através do projeto de implantação de empresas interessadas no mercado teresinense nos pólos industriais norte e sul.

Criado na metade da década de 90, o projeto para implantação dos pólos industriais é desenvolvido pela Prefeitura de Teresina e viabilizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC). Segundo Constantino Osires, gerente de atração de investimentos da SEMDEC, o pólo industrial tem como objetivo estimular a entrada e consolidação de empresas em Teresina. “O projeto viabiliza não apenas a indústria e o comércio na cidade, mas ajuda no desenvolvimento de políticas de desenvolvimento econômico, mas sempre de maneira que não agrida o meio ambiente”, declara Osires.

As indústrias que já estão efetivamente implantadas produzem anualmente R$ 12 milhões e incentivam o desenvolvimento de outras empresas, contribuindo na geração de emprego e renda no Estado do Piauí.

Etapas de Instalação
Ocorreram três etapas para a efetiva instalação do pólo industrial de Teresina. A fase inicial tratou do planejamento, com a preocupação prioritária do poder público com a destinação de um espaço físico e com a necessidade de infra-estrutura básica para abrigar as indústrias que estivessem aptas a se instalar na cidade.

Após a definição do local, passou-se à etapa de busca de estímulos para as empresas, que aconteceu com a promulgação da lei 2528/97, que dispõe sobre a política de benefícios e incentivos fiscais do município de Teresina. Entre os benefícios concedidos, está a isenção de alguns tributos, tais como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), e assistência na elaboração de estudos de viabilidade nos projetos de engenharia e área econômico-financeira.

A terceira etapa diz respeito à estrutura de capacitação de mão-de-obra local, uma vez que Teresina é uma cidade procurada principalmente pela moradia, saúde e educação, em detrimento do desenvolvimento industrial.

Constantino Osires enfatiza: “É importante uma capacitação da mão-de-obra potencial de Teresina, como forma de instrumentalizar os trabalhadores, com o intuito desses serem absorvidos pelo mercado de trabalho em constante mudança”. 

Ampliação dos Pólos
Na parte sul do pólo, estão atualmente instaladas oito empresas em fase de implantação, nas áreas de medicamentos, de beneficiamento de ferro, aço e telas metálicas, fábrica de pré-moldados e indústrias de melhoramento de produtos alimentícios, tais como mel e arroz. Para melhorar a execução de trabalho das indústrias, dentro do pólo será construída uma subestação da Eletrobrás-PI, que garantirá a estabilidade no fornecimento de energia para a área.

Já o pólo norte, localizado nas proximidades do povoado Boa Hora, teve sua primeira indústria implantada em 2009 e conta com 240 hec de área. A empresa instalada no pólo norte é a Eco Empreendimento Industriais, de Santa Catarina, que trabalha com produção de mudas de eucalipto e reflorestamento.

Segundo o presidente da empresa, Joselito Lovatto, a empresa mostra uma preocupação com o atual nível de poluição da cidade e preservação ambiental: “Trabalhamos com tecnologia de ponta para atender às demandas de todo o Piauí. Com a filial em Teresina, ocorrerá uma expansão, o que trará o atendimento também dos estados do Nordeste, uma vez que a empresa é de Santa Catarina”, frisa Lovatto.

Reportagem: Israel Severo
Edição: Tamires Coelho

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite esse espaço de interatividade! É todo seu!

 
Infocientizando | by TNB ©2010