sexta-feira, 18 de junho de 2010

Novo código de ética médica já vigora em todo país

Desde o mês de maio de 2010, passa a vigora em todo o país o novo código de ética médica. A nova norma foi aprovada em setembro do ano passado, após dois anos de debates e análises de 2.677 questões, que seriam colocadas no novo documento. O código traz princípios relevantes de direitos e deveres dos médicos brasileiros.

O documento terá validade em todo território nacional e, de acordo com Conselho Federal de Medicina, o profissional de saúde que infringir o código será multado com processo administrativo. “O código de ética médica estava precisando se adaptar à nossa realidade, pois, as mudanças que ocorreram foram significativas. Além disso, o novo código surgiu devido à necessidade de todos se conscientizarem a respeito de seus direitos e deveres”, afirma George Luiz Batista, clínico geral.

Dr. Batista diz que a reformulação traz mudanças significativas

O código traz recomendações para que os profissionais de saúde utilizem letras legíveis nos prontuários e receitas. De uma forma geral, a resolução aborda temas como responsabilidade dos médicos, direitos humanos, perícia médica, relação entre pacientes e a própria classe profissional, além dos trabalhos e publicações científicas. 
 

Reportagem: Adriana Oliveira e Thiago Moraes
Foto: Adriana Oliveira e Thiago Moraes
Edição: Tamires Coelho

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite esse espaço de interatividade! É todo seu!

 
Infocientizando | by TNB ©2010