sábado, 19 de junho de 2010

Falta de consciência no trânsito gera violência na capital

Aumentou número de acidentes no trânsito de Teresina. Somente na capital, são 206 mil carros e 90 mil motocicletas. “Temos um percentual muito alto de acidentes, no mês de março foram 220 acidentes, sendo 85 só com motos. Acredito que falta uma consciência coletiva e educadora”, declara Iranildes Sipauba, chefe da divisão de ensino no trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS). 
 
Durante todo o ano a superintendência desenvolve campanhas de conscientização no trânsito, nas datas de maior movimentação do trânsito da capital. As campanhas são desenvolvidas de forma sistemática, como no período de volta às aulas, na semana santa, no natal e no carnaval. “Com a Lei Seca, intensificamos a fiscalização. Temos muitas regras que não são respeitadas, a educação deve ser feita diariamente”, afirma Sipauba. 
 
Iranildes Sipauba: educação é um processo diário

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), como medidas de segurança tanto nos carros como nas motocicletas, as pessoas devem realizar revisão e manutenção regulares no meio de transporte. No caso do motociclista, é essencial o uso do capacete, que deverá conter refletores e o selo de segurança do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

“Eu acredito que os acidentes ocorrem mais com motociclistas devido à sua exposição. O capacete é muito importante, por isso, só pego passageiros quando estes concordam com o uso”, diz Afonso Leal, mototaxista há 12 anos em Teresina. 
 
Com o mototaxista Afonso Leal, passageiro só anda de capacete

A nível nacional é desenvolvida a campanha da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre todo ano em setembro, tendo em vista a educação no trânsito. Nesse quesito, a STRANS direciona seu trabalho mais para os motociclistas, pois estes são, juntamente com os pedestres, os mais vitimados no trânsito. “A educação é uma questão de colaboração de todos, é preciso consciência. A população necessita adotar as medidas de segurança”, finaliza Iranildes Sipauba.


Reportagem e Fotos: Adriana Oliveira e Thiago Moraes
Edição: Tamires Coelho

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite esse espaço de interatividade! É todo seu!

 
Infocientizando | by TNB ©2010