sexta-feira, 18 de junho de 2010

Incentivo ao aleitamento materno reduz índices de mortalidade neonatal e estimula solidariedade

Reduzir a mortalidade neonatal. Essa é a função básica do Banco de Leite da maternidade Dona Evangelina Rosa, na zona Sul de Teresina. O público alvo do banco são bebês de 0 a 28 dias, em sua maioria prematuros, com sequelas neurológicas, ou, ainda, com risco de sobrevida. 



Atualmente, o Banco de Leite disponibiliza seis litros de leite materno por dia. “Estamos trabalhando para que as doações aumentem, pois, o ideal seria que tivéssemos de oito a dez litros por dia – uma vez que nascem aproximadamente 40 bebês diariamente e, desse percentual, 15% são prematuros”, esclarece Vanessa Paz, supervisora do Banco de Leite.



Ainda segundo Vanessa, anualmente, o Banco de Leite realiza campanhas de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. “Nós realizamos campanhas em datas pontuais, como o Dia do Aleitamento Materno, em outubro, no Natal, a Semana do Aleitamento, que será em agosto, e no Dia das Mães”, destaca a supervisora.



As mães interessadas em doar devem se cadastrar na própria maternidade, disponibilizar dados de identificação, além de realizar análises clínicas. “A importância de doar está em ajudar o próximo, principalmente por que várias mães não produzem o leite materno e isso fragiliza o bebê. Além disso, não tenho nenhum trabalho e apenas faço a coleta do leite, a maternidade disponibiliza todo o material necessário para a coleta”, finaliza Leila de Maria da Cruz, doadora.


Reportagem: Adriana Oliveira e Thiago Moraes
Fotos: Adriana Oliveira e Thiago Moraes
Edição: Tamires Coelho

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite esse espaço de interatividade! É todo seu!

 
Infocientizando | by TNB ©2010