quarta-feira, 9 de junho de 2010

Revitalização do Zoobotânico de Teresina prioriza educação ambiental

O Parque Zoobotânico de Teresina está na segunda fase de sua revitalização. A principal novidade é que, somente com o novo plano diretor, o parque conseguiu o registro junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para atuar como unidade de conservação. O projeto destaca-se também pela importância dada à educação ambiental.

O plano diretor da revitalização garante desde a reforma dos recintos dos animais até a segurança dos visitantes. De acordo com José Renato Uchôa, coordenador do parque, a relevância da preservação do Zoobotânico é a principal preocupação do plano diretor. “Teresina merece um zoológico que dê uma condição digna aos animais. Temos um plano de revitalização que contempla a fauna e a flora do parque”, afirma o coordenador.

José Renato Uchôa: a relevância da preservação do Zoobotânico é a principal preocupação do plano diretor

O processo de revitalização abrange a elaboração de uma trilha ecológica, a recuperação e preservação das margens do rio Poti, a reforma dos recintos dos animais, além de restauração do sistema viário, estacionamento, e instalações elétricas e hidráulicas. “Na elaboração desse plano diretor pensamos algo diferente, por isso, queremos reproduzir o habitat do animal. Assim, usaremos o sistema Walk intrough”, disse José Renato, esclarecendo que o sistema Walk intrough permite a simulação do habitat natural da espécie.

Outra novidade é que esse projeto de reforma contempla a criação de playgrounds e do departamento de comercialização de produtos locais. Estão sendo desenvolvidas, além disso, atividades de educação ambiental e um acesso especial para o deslocamento de pessoas com deficiência.

“Tínhamos um projeto que se chamava ‘Como se destrói um rio’ – nesse projeto, alunos vinham de barco pelo rio Poti até o parque. No decorrer desse percurso, eles aprendiam como destruir um rio. É um programa que incentivava as crianças a não poluir as águas do rio”, explica o coordenador, sobre o programa de cunho ambiental.

 Ao todo, são 170 animais de 57 espécies diferentes

O Zoobotânico recebe, aproximadamente, dois mil visitantes aos finais de semana. O parque recebe, por ano, cerca de 15 mil estudantes, em visitas coletivas de alunos. Atualmente, a estrutura conta com 137 hectares que abrigam 170 animais de 57 espécies diferentes, além de uma flora em preservação. Ele está inserido Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR).

O Parque Zoobotânico foi inaugurado em 08 de maio de 1974 e está aberto ao público de terça- feira a domingo, de 8h ás 17h. A revitalização foi implantada pela secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado do Piauí (SEMAR), iniciando-se em 2007.

Reportagem: Adriana Oliveira
Edição: Tamires Coelho
Fotos: Adriana Oliveira e Thiago Moraes

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite esse espaço de interatividade! É todo seu!

 
Infocientizando | by TNB ©2010